terça-feira, 27 de novembro de 2007

PESQUISADOR DOS DESENHOS DA DISNEY

Mensagem Subliminar: Walt Disney Que os meios de comunicação influenciam as pessoas todos sabemos... mas, e os desenhos animados?

Professor José Vicente Dias, de 47 anos, é pesquisador, pedagogo, designer e autor da obra “Mensagem Subliminar – Cuidado: Sua mente pode estar sendo controlada! - Disney”, publicada pela editora Naós, que contabilizou 8 mil exemplares vendidos desde a primeira edição lançada em agosto de 2002. Desde 1985, professor Vicente faz pesquisas sobre a influência de mensagens subliminares no cotidiano das sociedades, apontando sua preocupação maior para o “crescimento da delinqüência juvenil”.

Referente aos desenhos animados de Walt Disney afirma serem prejudiciais ao desenvolvimento psíquico de nossas crianças por causa de temas abordados como traições, perdas, mortes, vícios e muita violência. Entre as 55 páginas dessa pesquisa estão características prejudiciais de alguns personagens Disney, como o briguento Pato Donald ou mesmo o ambicioso Tio Patinhas; cenas consideradas nocivas, como a morte da mãe de Bambi, e testemunhos reais de famílias que tiveram problemas com as mensagens subliminares nos desenhos animados.

Em entrevista ao Jovemcracia, o pesquisador fala um pouco sobre o início desse trabalho, a escolha pela obra de Walt Disney e a formação do site www.mensagemsubliminar.com.br, hoje com mais de 3 milhões de acessos. Jovemcracia: Quando e aonde começou o estudo sobre as mensagens subliminares? José Vicente Dias: O estudo sobre mensagens subliminares começou quando lecionava em escolas públicas e particulares há quase vinte anos, motivado principalmente pela necessidade de se descobrir o que provocava aquela verdadeira histeria dos jovens e em especial, nas adolescentes quando eclodiram na música, nomes como “Menudos”, Michael Jackson. Começamos as pesquisas nas músicas, as mensagens contidas nas entrelinhas – os subtextos -, as mensagens em “backward masking”. Logo em seguida partimos para o estudo e pesquisa nas outras mídias como TV, HQ, outdoors etc.

JC: Por que a escolha por Walt Disney?
JVD: Porque a Disney figura entre os ícones “sagrados” da produção midiática e o que ela tem representado durante várias gerações em especial na cultura e no imaginário infanto-juvenil.

JC:Quantas pessoas participaram do processo?
JVD: Quase sempre tenho sido assistido por minha esposa que também é pedagoga e tem uma afinidade e um carinho especial com crianças, pré-adolescentes e adolescentes.

JC: Como foram feitas as pesquisas?
JVD: De um lado tínhamos os vídeos, encartes e outras publicações e, de outro, vários depoimentos de pais, cujos filhos efetivamente haviam sido influenciados diretamente pela Disney. Na verdade, nosso trabalho consistiu em alinhavar essas duas vertentes.

JC: Quanto tempo de trabalho até as conclusões finais sobre a Disney?
JVD: Fica difícil precisar esse dão, uma vez que há muitos anos temos abordado as influências comportamentais não só da Disney, mas dos desenhos animados em geral, novelas, filmes, games, videoclipes etc.

JC: Quais desenhos o senhor considera mais prejudiciais ao desenvolvimento psíquico infanto-juvenil? Por quê?
JVD: Certamente “O Rei Leão”, pois consegue agregar vários aspectos nocivos ao processo cognitivo da criança, apesar de que Aladdin tem cenas comprometedoras, entre as quais está a apologia que faz ao crime do furto quando canta: “...Roubo porque eu não posso comprar...”. Sem falar os desenhos em que personagens centrais aparecem fumando. Nesses casos, não deveriam ter também a tarja de advertência do Ministério da Saúde?

JC: Dentre os testemunhos reais, qual mais o estarreceu?
JVD: Muitos são os casos que temos analisado de crianças apresentando quadros de insônia, pesadelos, violência e alterações de comportamento sexual. Um dos casos mais intrigantes relatados por pais foi o de um garoto de apenas dois anos que tirava suas roupas toda vez que via Aladdin. Um ano depois, quando os pais tiveram conhecimento do tema através de uma de nossas palestras, colocaram novamente o vídeo para observar a reação da criança, agora com três anos. Para sua surpresa, o menino se despiu tão logo começou a assistir Aladdin novamente.

JC: O senhor já estendeu suas pesquisas para os desenhos modernos, principalmente as produções orientais, como Cavaleiros do Zodíaco e/ou Power Rangers, que muitas vezes se tornam febre?
JVD: Sim e em todos eles predominam a violência como característica mais marcante. Em alguns desses citados, existe até a presença de sangue nas cenas de combate, evidenciando ainda mais a realidade dos fatos.

JC: Referente a publicação “Mensagem Subliminar – Cuidado: Sua Mente pode estar sendo Controlada! – Disney”, quando foi publicada e qual tiragem média? JVD: A primeira edição do Mensagem Subliminar – Disney” (ISBN – 85-88606-21-6) foi lançada oficialmente em agosto de 2002 no programa de inauguração do Sabadaço, da Rede Bandeirantes, quando estivemos lá sendo entrevistados para falar de mensagens subliminares e também o caso “Paul is Dead” – livro que fala sobre a morte do ex-Beatle, Paul McCartney. Segundo a editora Naós, a primeira edição teve uma tiragem de dois mil exemplares e a segunda e terceira, tiveram uma tiragem de tr~es mil exemplares.

JC: Há quanto tempo criou-se o site: www.mensagemsubliminar.com.br?
JVD: Nosso website foi ao ar em outubro de 2000 e em 2002 tivemos a felicidade de vê-lo classificado como TOP 3 do Ibest. Desde sua inauguração até dezembro de 2003, registramos mais de dois milhões de setecentas mil visitas únicas.

Por Lili Gonsalves 06/02/2004

fonte:http://www.jovemcracia.com.br/entrevista/materia.aspx?secao=4&titulo=Entrevista&id_materia=532

Nenhum comentário: